Asset Bundle Tools e Novos inimigos

E aí, galera! Dessa vez eu novamente, sim, Ricardo Luiz o programador da equipe. A equipe da Pippin Games decidiu adotar a utilização de “Devlogs” para manter os interessados sempre atualizados com as novidades do jogo. Mas sem enrolação vamos as principais mudanças das últimas semanas de desenvolvimento.


O KDD |

Bom, galera, para quem ainda não está muito por dentro do game, o KDD (abreviação carinhosa de Kawaii Deathu Desu) é um game onde seres sobrenaturais encarnam em Idols Japonesas e entram numa espécie de competição para alcançar o cargo de soberana do submundo, para tanto elas devem coletar almas humanas, porém não pode ser qualquer alma, mas sim almas de pessoas extremamente fiéis a ela. Venham acompanhar essa divertida e inusitada disputa.


Construindo mais Tools |

Como falei no nosso último devlog, uma das melhores coisas de usar a unity 3d para desenvolver game é a possibilidade de construir ferramentas para automatizar seu trabalho.

Um dos nossos focos com o KDD, é ir adicionando novos conteúdos mesmo depois do lançamento. Como jogo mobile, temos algumas restrições de tamanho de build (executáveis instalados no dispositivo), tanto para a apple como google play, o ideal é mantê-lo abaixo dos 100 mb.

A unity possui uma ferramenta chamada asset bundle, que permitiu a equipe separar os assets (imagens, materials, musicas e etc) do projeto. Dessa forma podemos colocar esse assets em um storage na web e baixar esses resources após a instalação do executável no celular. Estratégia extremamente usada e difundida por jogos mobile.

Utilizei como storage o Firebase. Uma das coisas mais legais é que quase tudo da Google possui algum plugin de unity, possibilitando fácil manipulação aos serviços da Google através da Unity 3d.

Basicamente essa tool me permite retirar os assets da minha Scene e jogá-las nos servidores da google. Também me permite recuperá-las no momento em que o jogo é executado (como visto no gif da direita).

Existe bem mais questões técnicas, mas iria ter muito texto para explicar todo o ciclo de funcionamento dessa tecnologia.

Que fazermos assim: vai no servidor do Discord do KDD e entra em contato comigo, terei o maior prazer em conversar sobre como implementar essa ferramenta e tirar suas dúvidas.


Novos Inimigos Chineses |

Agora sim temos a regionalização nas fases da china. Com a entrada do nosso mais novo membro André Saraiva, esses lindos assets saíram do forno.

Pretendemos fazer no total 9 fases, divididas em 3 países:

  • 3 no Japão
  • 3 na China
  • 3 nos EUA

Em cada país teremos fãs com características da região. Outra coisa que estamos trabalhando são em habilidades para cada um dos fãs. Reparem bem na fã chinesa, com, uma certa probabilidade, ao receber o ataque da idol, ela pode dar um pulo para trás, escapando do golpe. Estamos trabalhando para que cada fã possua uma habilidade única, tornando as partidas do KDD mais desafiadores.


Notas Finais |

E, com isso encerramos nosso devlog, galera. Até a próxima! Aproveitem e curtam a página da Pippin Games no Facebook, siga-nos no Twitter e Instagram. Entrem no nosso Discord do KDD para conversar com os membros da equipe. Fui!!!

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *